Skip to content

DEZ TESES PARA PENSAR SOBRE A EDUCAÇÃO E A PROFISSÃO DE ENSINAR NO DIA DOS PROFESSORES

15 de outubro de 2012

DEZ TESES PARA PENSAR SOBRE A EDUCAÇÃO E A PROFISSÃO DE ENSINAR NO DIA DOS PROFESSORES

1 – Hoje, 15 de outubro, é dia dos professores. Bom lembrar dos professores gaúchos maltratados pelo governo de Tarso Genro e de todos os professores desrespeitados pelo governo desse Brasil em nome do qual ainda sonhamos.

2 – Bom lembrar dos professores que, por amor às pessoas nos contextos de formação, ou seja, da infância à vida adulta em todas as suas fases, encaram a dureza teórica e prática da profissão de ensinar.

3 – O dia dos professores deve ser dia para questionar por que os profissionais e os amantes da educação são desrespeitados como a própria educação em nosso país.

4 – O dia dos professores em um país como o nosso Brasil, deve ser dia de reivindicação de justiça e políticas decentes para a educação.

5 – O dia dos professores é o dia de rememorar que o supersticioso culto da ignorância não pode continuar frutificando entre nós.

6 – A luta da educação é contra a ignorância que serve ao poder.

7 – A luta da educação é sempre política. Senão é mistificação.

8 – Quem desvaloriza o professor, desvaloriza a educação.

9 – O dia dos professores deve servir para lembrarmos que educação é formação e não adestramento para o mercado ou para qualquer outra forma de servidão disfarçada.

10 – Sou professora e adoro estar com meus estudantes que, como eu, amam o conhecimento. Sei que eles sabem que conhecimento é emancipação real.

(observação: quando edito este blog não aparece anúncio nenhum. Quando abrimos em outro computador, aparece este anúncio abaixo. Quero afirmar que este blog não tem patrocínio e este anúncio é SPAM do Google que me invadiu. Deve ser malandragem do Google, vou tentar descobrir como cancelar, mas por enquanto ofereço esta imagem do filme The Wall pra contrapõr à propaganda com a qual não concordo.)

 

Cena de The Wall contra o anúncio abaixo

22 Comentários leave one →
  1. 15 de outubro de 2012 11:40 am

    Não há resposta ou comentário que caiba aqui, apenas a reverência a alguém que me enriquece a cada olhar ou a cada leitura, a cada palavra que salta a minha mente e se cala ao meu coração. Obrigado.

  2. Heinrich Fonteles permalink
    15 de outubro de 2012 12:10 pm

    verdades incontestáveis, e a serem refletidas em tempos de eleições..nosso fazer política.

  3. Fernando Corbo permalink
    15 de outubro de 2012 12:30 pm

    O link da Estácio, abaixo do texto, é uma piada ou indicação séria?

  4. 15 de outubro de 2012 4:30 pm

    Permita-me homenagear uma professora que faz a diferença, na comunidade da Restinga. Ela mesma elabora seu material de trabalho. Faz seu próprio livro e interpreta-o.
    _PARABÉNS, PROFESSORA DINÁ BERTAGNOLLI.
    OBS: Foi matéria no Jornal do Almoço, hoje.

  5. 15 de outubro de 2012 4:47 pm

    …e a todos os Professores como Você MÁRCIA TIBURI.
    _PARABÉNS que Deus proteja os PROFESSORES e os Governantes façam pela Educação. E lembrem de quem nos ‘ensina’.

  6. Magda Elisa permalink
    15 de outubro de 2012 9:00 pm

    Queria deixar aqui o meu muito obrigada a um professor que fez muita diferença na vida de quem teve a honra de ser seu aluno. Infelizmente foi vitima do mal que assola nossa cidade, na realidade nosso pais, foi assassinado, com os piores adjetivos que este permite. “Professor NELSON”, atuante na formação do caráter de seus alunos, sempre será lembrado!!

  7. 16 de outubro de 2012 3:22 pm

    Como mãe, professor deve ser PARABENIZADO, RESPEITADO E AMADO todo dia! Obrigada por estender sua sala de aula aqui e por onde anda, sim porque você tem o dom, é a própria lição ambulante. Tem o dom, é didática sem ser cansativa e tão apaixonante ao transmitir um conteúdo que não resta ao discípulo outra coisa a não ser apreendê-lo. Sem falar que, apesar de ser A Professora, sempre se refere às palestras como conversas, diálogos! Obrigada ainda por todas as maravilhas literárias que conheci desde que me deparei com Magnólia e tudo que você escreve. Confesso que não alcanço muito bem os livros filosóficos, mas os leio e pensá-los é um exercício maravilhoso! UM ABRAÇO COM TODO O CARINHO QUE MERECEM TODOS OS PROFESSORES DO MUNDO!

  8. 16 de outubro de 2012 5:01 pm

    “7 – A luta da educação é sempre política. Senão é mistificação.”

  9. Paulo Afonso Carvalho permalink
    16 de outubro de 2012 11:04 pm

    Prezada Márcia Tiburi, tu sabe o significado da imagem do filme The Wall com os alunos sem face marchando em direção ao moedor? Penso que não, pois ela compoe uma forte crítica agressiva aos professores e ao sistema educacional do mundo moderno massificado, em que todos devem seguir o modelo proposto sob pena de ser marginalizado e discriminado se não se adaptar ao sistema, não concordando em ser apenas “mais um tijolo na parede…

    • 16 de outubro de 2012 11:08 pm

      E o que há de “errado” na minha crítica?

      • Paulo Afonso Carvalho permalink
        16 de outubro de 2012 11:25 pm

        As dez teses sobre a educação e a profissão de ensinar, tentam valorizar os professores, enquanto que a imagem do The Wall postada representa uma critica agressiva contra o sistema educacional incluindo os próprios professores caracterizados como “monstros implacáveis em suas posições de domínio irredutível”.

  10. Paulo Afonso Carvalho permalink
    18 de outubro de 2012 8:35 am

    E ai Marcia? Entendeu? O que me diz?

    • Paulo Afonso Carvalho permalink
      22 de outubro de 2012 8:15 pm

      Não responde porque?

      • 23 de outubro de 2012 9:00 am

        Desculpe não vi seu comentário novo. Acho que mesmo assim está valendo. Os professores fazem parte do sistema. Não vejo contradição. Estou defendendo a profissão de ensinar e a crítica da educação desvalorizada. Mas a crítica da própria educação prepotente está nela inclusa. Concorda?

    • 23 de outubro de 2012 9:02 am

      Paulo, vc é professor? Vc é agressivo, sabia? Digo com todo o respeito.

      • Paulo Afonso carvalho permalink
        31 de outubro de 2012 3:51 pm

        Oi, Márcia. desculpe se passei a impressão de agressividade, não foi minha intensão. O que pretendi foi alertar quanto ao uso indevido, no meu entendimento, da imagem do filme The Wall que usaste para homenagear os professores em alusão ao seu dia, uma vez que a referida cena do filme denigre a imagem do professor e, portando, não sendo adequada para prestar a homenagem.
        Fui sim, firme e incisivo, pois a impressão que tive é de que você não tinha assistido ou entendido o filme que, se não o fez, aconselho que faça.
        Sim, sou Prof. Adjunto da Universidade.
        Att

  11. 26 de outubro de 2012 9:27 pm

    Legal esse debate.. como professora ao ler, texto e imagem, me identifiquei com a contradição! Nos valorizamos pela profissão, e nos desvalorizamos no sistema, compondo a ‘parede’!

    • Paulo Afonso carvalho permalink
      31 de outubro de 2012 4:13 pm

      Ana Claudia, também acho positivo o debate e concordo com a contradição texto/imagem em questão, que bom que tu também percebeste e colocaste. Nós professores, antes de tudo, exercemos um papel fundamental frente a sociedade e ao rumo que as coisas tomam no mundo, uma vez que somos formadores de opinião, crenças e costumes trabalhando idéias no intelecto de nossos alunos os quais as disseminarão no desenvolvimento social de suas vidas. Neste contexto, todo cuidado é pouco para não nos tornarmos apenas mais um “tijolo na parede”. Penso que ao invés de simplesmente “tijolos” podemos ser os “construtores” da parede…
      Att

  12. 10 de novembro de 2012 10:39 pm

    bonita essa conversa. precisa e com bons retornos. att

    • Paulo Afonso Carvalho permalink
      15 de novembro de 2012 10:06 am

      Oi Edla, seja bem vinda ao nosso diálogo! Qual a sua opinião sobre o assunto em questão. Penso que nós professores devemos debater esse tipo de questão, amadurecendo nossas crenças e maneira de ensinar, visando um mundo melhor para todo mundo, principalmente para nossos filhos e netos… Em parte, a construção do futuro está em nossas mãos, uma vez que formamos e qualificamos os colabores atuantes deste… O que você(s) acha(m)? Um bom feriado para todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: