Skip to content

Ética Mínima – 15 microlições para pensar o dia a dia – ou uma homenagem a quem vota e é votado em época de eleição

22 de outubro de 2012

Ética Mínima – 15 microlições para pensar no dia a dia

1-    Ética é teoria que é ação, é pensar que é fazer na intenção de sustentar uma sociedade democrática;

2-    Ética é questionamento da moral. Não é crítica abstrata que se contenta em fazer pouco caso do que critica, mas crítica concreta que é sempre autocrítica e superação do criticado na direção de algo melhor;

3-    Sou ético quando incluo o outro –  seja a pessoa, a sociedade ou a natureza – na minha perspectiva;

4-    Sou ético se não me entrego à alienação moral, estética e política;

5-    Sou ético quando não tenho medo de desagradar os donos do poder ou seus sacerdotes covardes com minhas interrogações sobre a sociedade, sua moral, estética e política;

6-    Sou ético se me pergunto “o que estou fazendo com o outro?”;

7-    Sou ético quando reflito sobre o respeito e o pratico;

8-    Sou ético quando penso que a responsabilidade é coletiva;

9-    Sou ético quando sou sincero com o outro e, antes, comigo mesmo;

10-Sou ético quando não tenho medo de aplicar princípios éticos a mim mesmo. Quando não pratico a corrupção e luto contra ela, pagando o preço da minha própria ação na contramão do estabelecido;

11-Sou ético quando admiro a diferença do outro;

12-Sou ético quando a diferença do outro que me perturba, me serve para minha própria autocrítica;

13-Sou ético quando não imponho meu modo de ver o mundo, mas abro meus valores e princípios ao debate;

14-Sou ético quando combato toda forma de autoritarismo, fascismo e negação da liberdade;

15-Sou ético quando, pensando, vejo-me grão de areia no cosmos, e vejo, além de mim, o tamanho da vida, do mundo, da natureza e, mesmo envenenado da miséria humana, não desisto de viver do melhor modo possível em nome da construção de uma condição mais justa para todos em escala social.

7 Comentários leave one →
  1. 22 de outubro de 2012 6:16 pm

    Reblogged this on Tempestade.

  2. 22 de outubro de 2012 7:18 pm

    Reblogged this on Entrestantes – Do pó à palavra.

  3. Luis Manuel permalink
    23 de outubro de 2012 10:18 pm

    Sou ético quando vivo criticamente estas 15 microlições para pensar no dia a dia e que não deixam de ser sermões de moral religiosa com “cheirinhos” “ateus” e “filosóficos”! Sou ético quando fujo de toda esta lengalenga que paralisa a acção e corrompe o espírito sugando a potência da sua liberdade! Estas 15 lições não passam de ordens morais que qualquer governo e Poder assina e partilha! Parecem que abrem dimensões de liberdade e fraternidade, mas no fundo trabalham para uma subjectividade assujeitada do indivíduo! Sou ético quando me livro desta ética! Esta ética é uma ética armadilhada que faz a sua guerra com tal doçura que parece amor! Mas este tipo de amor tem na sua interface a guerra nua! Sou ético sobretudo quando me livro desta ética e penso criticamente pela minha própria cabeça saindo assim da menoridade mental, e inventando a minha estética de existência e a minha atitude ético-crítica!

  4. Luis Manuel permalink
    23 de outubro de 2012 10:31 pm

    Mas como tem este site moderação? Eís como os pormenores revelam a “grandeza” das 15 lições de ética! Esta exigência de ética nega em toda a extensão os princípios éticos defendidos! Medo da liberdade? da loucura? da diferença? do desafio? Geralmente, as pessoas que propagam grandes princípios de ética, vivem todos de “pequenos” pormenores que afrontam directamente a sua teoria ética! A ética não se propaga, a ética vive-se! Chega de falso ou verdadeiro humanismo, de principios religiosos e ateus, é preciso inventar uma outra vida, uma outra existência, uma outra ética! O humanismo tem sido o responsável pela subserviencia do homem perante o poder que através dos seus processos de subjectivação domina e atrofia o homem! Não são os principios teóricos éticos que mudam a vida, mesmo quando eles também afirmam isso mesmo, e depois desfolham uma lista de princípios. Temos de desconfiar radicalmente de todas as listas de princípios éticos, pois em geral são declarações de guerras, silenciosas e invisíveis!
    Um abraço e um Beijo!

  5. antoniojoaquim permalink
    25 de outubro de 2012 3:33 pm

    Reblogged this on Novas glosas.

  6. 7 de dezembro de 2012 3:14 pm

    Uma síntese muito bem elaborada, clara e possível.

Trackbacks

  1. Ética Mínima – 15 microlições para pensar o dia a dia – ou uma homenagem a quem vota e é votado em época de eleição (via filosofia cinza) | Beto Bertagna a 24 quadros

Deixe um comentário

