Skip to content

Cicatrizes para Colorir – de Tiago Savio

5 de novembro de 2012

Quinta, dia 8/11, tem lançamento do romance de Tiago Savio, “Cicatrizes para Colorir”. É um belo texto. Li, gostei e escrevi a orelha.

Aí vai o texto da orelha e o convite do lançamento pra quem gosta de literatura. Apareçam na Livraria da Vila na quinta.

Cicatrizes para colorir

Marcia Tiburi

De quantas cricatrizes somos feitos? Podemos curá-las, ou há que se as deixar abertas? O livro de Tiago Savio nos oferece outra possibilidade, o que de certo modo se explica pelo gesto de abrir a alma e fechar o corpo, o ato próprio da literatura.

A história de cinco persongens entrelaçadas por um destino trágico, logo ao início exposto como uma fratura, nos obrigada a pensar a espessura das clivagens que, por caminhos tortos ligam vidas distantes e, no entanto, jamais separadas. Que somos feitos das marcas da passagem – ou será da duração – é certeiro. Mas o que faremos com estas marcas cinzentas que, como a escrita, contam o que somos enquanto ao mesmo tempo nos inventam?

Cicatrizes para colorir é romance cheio de virtudes. A principal é nos dar a  compreensão do caráter cinzento da memória que antecede às cores da vida escolhidas, quando é possível, por cada um à sua maneira. Bela palheta de cores ou, em outros termos, polifonia, temos para ler um romance complexo no que concerne ao teor narrativo que trabalha a condição linguística e reflexiva de cada personagem buscando a precisão voz a voz. Romance inusitado em sua temporalidade, teremos adiante contrastes fortes em sutilezas cronológicas. Apesar destas artes da narrativa, temos uma história ao mesmo tempo muito simples em sua forma de exposição quando os acontecimentos não são mais do que o que se deixa ver. E, no entanto, levam a um fim, mostram sem esconder. Mas estaremos, nós leitores, atentos ao que se nos revela? Atenção é o que este livro nos pede às revelações do roteiro até que se abra o fundo falso da caixa preta que, perceberemos impressionados, é esta obra literária.

Bela estréia de Tiago Savio em sua promissora vida de romancista.

4 Comentários leave one →
  1. 5 de novembro de 2012 1:49 pm

    Mais uma vez, muito obrigado, Márcia, por esse texto lindo!

  2. Aurora da Graça permalink
    9 de novembro de 2012 7:04 pm

    Lindo mesmo!

Trackbacks

  1. Lista de livros – Feliz 2013 com bons livros « filosofia cinza
  2. Lista de livros – Feliz 2013 com bons livros! Por Márcia Tiburi. | MariaLDário's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: