Skip to content

Oficina Grogotó 2013

3 de fevereiro de 2013

Oficina Grogotó foi criada em homenagem a Evandro Affonso Ferreira, autor de vários livros, entre eles “Grogotó”. Ela é coordenada e ministrada por Marcia Tiburi e convidados. Entre eles e, em especial, o próprio Evandro Affonso Ferreira.

Grogotó destina-se aos que amam literatura, já escrevem ou gostariam de escrever. Parte da ideia de que escrever é um ato não institucional e totalmente fora das convenções. É diálogo com a cultura, com o tempo, a vida e a complexidade social.

Sem exigir conhecimentos prévios no campo da literatura ou experiência com escrita criativa, a Grogotó pretende partilhar com seus participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre o trabalho de ler e escrever como prática estética que é também experiência existencial.

Escritores significativos da tradição ou do cenário contemporâneo entram na Oficina Grogotó como objeto de estudo por meio dos quais a multiplicidade de vozes e estilos literários se faz presente, mas também como impulsionadores da invenção literária.

A cada encontro serão propostos exercícios que promovam uma abertura de perspectivas criativas. Tais exercícios visam a consciência dos participantes acerca de seus próprios recursos para o desenvolvimento de singulares potências criativas.

A intenção, por fim, é estimular, através da leitura e da escrita, a intuição literária e o encontro com a palavra viva de cada participante.

Grogotó é dividida em 2 semestres de 4 módulos (de março a junho e de agosto a dezembro) sempre às terças-feiras no bairro de Higienópolis.

Início das aulas 5 de março

Programação do primeiro semestre:

5-12-19-26 – Março

LER PARA ESCREVER: A PORTA DE ENTRADA DA CRIAÇÃO LITERÁRIA

O que é uma narrativa: discurso, diálogo, devaneio

Questões essenciais do texto literário: a prosa, a poesia e o silêncio no texto.

Produção Textual

2-9-16-23-30 – Abril

O QUÊ?!

O Estranhamento como condição indispensável do texto literário.

O Estranhamento em Tolstói.

O Estranhamento em Brecht e Freud.

Produção textual

7-14-21-28 – Maio

COMO?! 

O Estilo como conquista.

Exercícios de Estilo (Raymond Queneau e a OULIPO)

Como ser…

Evandro Affonso Ferreira;

Quem você quiser;

Você mesmo;

Produção textual

1-8-15-22- Junho

Módulo de preparação do texto final e publicação aqui no blog. 

Coordenadores dos trabalhos

MARCIA TIBURI é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. É autora de vários livros de filosofia entre eles “Uma outra história da razão” (Ed. Unisinos, 2003), “Diálogo sobre o Corpo” (Escritos, 2004), “Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita” (Escritos, 2004), “Metamorfoses do Conceito” (Ed. UFRGS, 2005) e “Filosofia em Comum – para ler-junto” (Record, 2008).  Publicou os romances: “Magnólia” (Bertrand Brasil, 2005), que foi finalista do Jabuti, “A Mulher de Costas” (Bertrand Brasil, 2006) e O Manto (Record, 2009) da série Trilogia Íntima. E em 2012 publicou “Era meu esse rosto” (Record, 2012). É professora do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da Revista Cult.

EVANDRO AFFONSO FERREIRA publicou 6 livros: Grogotó (Topbooks); Araã! (Hedra); Erefuê, Zaratempô e Catrâmbias (Editora 34) e de Minha mãe se matou sem dizer adeus (Record, 2010) ganhador do Prêmio da APCA de 2010. Em 2012 publicou “O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam”(Record, 2012). Foi finalista dos prêmios Portugal Telecom, Jabuti e Prêmio BRAVO. Participou de uma coletânea de contistas brasileiros em Portugal – Editora Cotovia organizada por Alcir Pécora. Como livreiro criou os Sebos Sagarana, Avalovara e a Livraria Boa Vista.

Mais informações (preços, horários, endereço) com:

Jaci Palma jacipalma@yahoo.com.br

Marcia Tiburi contato@marciatiburi.com.br

 

http://oficinagrogoto.wordpress.com/

 

One Comment leave one →
  1. 3 de fevereiro de 2013 9:06 pm

    Podia rolar aqui no Rio tb, né?
    Mas eu sei como é… (odeio esta cidade).

    Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: