Skip to content

Que violência você pratica?

4 de julho de 2013

Que Violência você pratica?

 

 

Para o Kiko Rieser que propôs a conversa. E a todos que estiveram no
dia 28/06/2013 no Galpão do Folias em Santa Cecília para praticar o
diálogo e a democracia sem o que a vida pode virar algo sem sentido.
 

 

“Que Violência você pratica?” Foi a frase que li anos atrás num muro da Vila Pompéia em São Paulo. Desde então, medito sobre ela em 3 tempos: 1- a frase, 2 – sobre mim que me impressionei com a frase e 3 – a própria questão da violência que me transcende como sujeito capaz de pensar nela.

1- A frase com sua retórica visual, escrita no muro, me interpela, me exige atenção, ela que está contra o muro, me coloca contra a parede, exige minha resposta. Me obriga a autocrítica.

2 – Penso, então, em que tipo, que forma de violência eu pratico. O que me faz tentar evitar a violência, pois ela nunca é boa, mesmo quando é – ou parece – inevitável. O próprio limite entre o ser e o parecer inevitável da violência é questão para pensar. Eu não quero praticar violência, mas acabo por praticar alguma mesmo que tente, com todas as forças, praticar o seu contrário.

3- Nosso tempo coloca em cena o tema da violência como uma categoria da prática contra o outro. Ela pode ser pensada ou impensada, voluntária ou involuntária. Se os ativistas de todos os movimentos que estão nas ruas pregam a não violência é porque sabem que a violência não é uma boa arma na luta por direitos em um estado democrático. Por outro lado, oportunistas de várias linhas, aproveitam o momento para praticar a sua própria violência sem precisar justificar-se. O estado de violência generalizada soa para alguns como “violência legítima”. O mesmo vale para a corrupção (ela mesma uma forma de violência muito disfarçada) que vale como universal e legítima quando se diz que todos são corruptos ou que é impossível ser político sem se ser corrupto. São argumentos falsos, mas que eximem da responsabilidade e permitem a cada um se tornar o canalha capaz de se sentir autorizado – ou acobertado – pelo sistema.

No meio disso tudo, vemos a Polícia, treinada para a violência a cumprir ordens violentas do Estado ele mesmo violento. O governador, o prefeito, podem ser os canalhas que se valem da força bruta contra as pessoas apenas porque, no lugar do poder, se sentem mais legitimados do que os outros. O poder tem que ser revisto, assim como a violência. O papel da polícia, certamente, precisa ser reorganizado na direção da cidadania.

Enquanto as coisas não mudam, os desinformados sobre a importância das instituições na democracia rasgam bandeiras. Não sabem que é hora de assumir a democracia como uma bandeira e ela implica assumir o estado das coisas para ver se é possível melhorar sem medidas violentas. No contexto, há aqueles que parecem ter sido criados para o ódio e que, no mínimo, xingam sem conhecimento de causa: é o mesmo xingar alguém de “comunista” ou de “burguês” (usar palavrões não vai resolver nenhuma parte da questão senão expor a raiva inútil). Curioso é que os que apoiam a diminuição da maioridade penal e a militarização da polícia estejam em várias classes sociais, de pobres a ricos, todos padecem do mesmo mal: a ausência de reflexão sobre o que dizem.

 manifesta_o

Dia desses conversando com uma mulher (esposa e mãe, funcionária pública, de classe média) ela afirmava a importância da diminuição da maioridade penal. Eu sugeri um projeto social e educional para o Brasil. Estarrecida e curiosa, ela afirmou jamais ter pensado sob este aspecto. Se ela queria pensar e queria conversar para saber se havia outra saída e não tinha pensado até então é porque não tinha a oportunidade de um diálogo sem violência sobre o tema.

Enquanto os deputados e senadores mantém a violência como destruição do poder público e oportunamente tentam fazer o jogo da tendência dominante como qualquer personalidade autoritária e fascista (ou puxa-saco) sempre faz, enquanto as televisões dão espaço para que cada repórter seja o Eichmann – ou o canalha – da vez, no facebook e nas redes sociais, as pessoas mais simples e, muitas vezes, aquelas que mais respeitamos, praticam, em larga medida, a animosidade, a disputa por razões que a própria razão desconhece.

A raiva, da mais sutil à mais brava, parece generalizada.

San-Pablo-marcharon-manifestantes-AFP_CLAIMA20130618_0017_171

A violência tem como oposto o diálogo. O diálogo sempre é comunicação sem violência, diferente de uma disputa para vencer um debate (sem precisar ter razão) como tenho visto nas redes sociais onde a maioria que deseja expressão, tem encontrado um lugar. O espaço do diálogo está dado, mas creio que não está sendo usado. Todos querem falar, falar, falar. Quem quer dialogar? Dialogar é difícil, requer uma verdadeira abertura ao outro, uma escuta real e, sobretudo, atenção o que o outro quer dizer.

Raramente vivemos o diálogo e, no entanto, somente ele produz a democracia.

Fica aí o convite de algo que vai além da violência e requer um esforço sem igual. Desmilitarizar a polícia – garantindo aos policiais uma formação para a cidadania  – e desmilitarizar-se a si mesmo (Sim, desmilitarizar-se) é um bom começo.

 

 20130620100701417759o

7 Comentários leave one →
  1. 4 de julho de 2013 12:54 pm

    A violência é inerente ao poder, então, combatê-lo com violência é a única forma viável ou apenas o alimenta?
    Há ruptura real sem violência? E se todos os gdes pacifistas, voluntária ou involuntariamente, sacrificaram mtos seguidores, quem de fato estaria disposto a se sacrificar pela paz?

    Sei que questiono a violência institucional, enqto seu texto é bem mais amplo, mas entendo a raiva e agressividade aspectos humanos relevantes, e me questiono até que ponto a violência não é legitima, se quem a critica não está disposto, na maioria das vezes, a entender sua origem e reconhecer sua responsabilidade em busca de alternativas.

    • 4 de julho de 2013 1:09 pm

      eu concordo com vc. espero que meu texto não pareça o contrário. obrigada pelo comentário.

      • 4 de julho de 2013 3:39 pm

        Não parece, só quis destacar essa questão, pois da onde eu observo a violência vinda dos manifestantes está mais próxima da realidade do que o “pacifismo”. E vejo mto pouca gente reconhecer isso.

  2. 4 de julho de 2013 6:18 pm

    Concordo com você que deva ser sem violência porque a natureza trouxe a vida como a conhecemos até aqui com base na cooperação. Fora nossa espécie, todas as outras se alimentam e quando satisfeitas param de buscar alimento. Sei que já conversamos isto em outra ocasião, mas como não encontrei outro ir e vir no pensamento vou colocar novamente. Nós somos os únicos que sabemos que vamos morrer amanhã e isto fez toda a diferença. Claro, ganhamos muito com isto mas levamos o peso da morte por onde seguimos. Um próximo estágio evolutivo, se nossa espécie conseguir, será justamente tirar este medo. O medo de morrer provoca a destruição de tudo o que pode ser uma possibilidade da nossa morte. Aí saímos acabando com toda a natureza, todas as pessoas, algo terrível. Para saber como é, basta colocar alguém que está em situação confortável numa situação totalmente contrária. Seria tirar alguém do lugar nobre e colocar na periferia, sem possibilidade de retorno. Um pouco ainda acredito que é possível trabalhar este medo pelo lúdico na educação, mas o tempo está apertando e pode sobrar pouco para seguir no espaço que restar.

  3. 5 de julho de 2013 3:43 am

    A frase me impressionou e fiquei pensando um tantinho nas violências que cometo e tal. Cheguei à conclusões poucas, já que o excesso é a marca registrada do ocidente corportal e do oriente espiritual. De todo modo, filosoficamente ou não, imagino que o estágio atual da gente é o de procurar a não violência, mas sem esquecer o soque inglês no bolso.

  4. 20 de julho de 2013 4:20 pm

    Oi Márcia, (a gente acaba criando intimidade…)
    Li em algum lugar(…) que você queria comprar um tênis, onde não rolasse alguma patifaria na confecção dele (trabalho escravo, por.ex.) Vi a propaganda aqui https://useahimsa.com/, e lembrei de você.
    Acho que entrar na intimidade dos outros é violência, mas não estou fazendo isso não!
    Um beijo

Trackbacks

  1. Que violência você pratica?por oficinagrogoto Que Violência você pratica?  Para o | SUSCETÍVEL FEBRIL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: